Prefeitura entrega 28 cartões a gestantes no lançamento do Programa Cria

Por Assessoria - publicado em 09 de Fevereiro de 2021 às 16:35:00

Garantindo uma maior atenção social com as gestantes e mães de crianças com até seis anos, a prefeitura, entregou na tarde desta terça-feira (09), através da Secretaria de Assistência Social, os primeiros 28 cartões do programa CRIA, desenvolvido pelo Governo do Estado. O benefício social que também irá atender mães que possuem filhos portadoras de síndrome Zika vírus, irá assegurar um auxilio mensal de R$ 100,00.

O evento, que cumpriu todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias, contou com a presença de Rafaela Tenório, representando a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS), de Engel Barros, representando o Governo do Estado, do presidente da Câmara, Robson Lopes e dos demais vereadores.

De acordo com a secretária de assistência social, Roseni da Silva, o programa chega em uma boa hora e destacou que as dúvidas referentes a quem pode receber esse beneficio ou não, poderão serem esclarecidas junto à equipe do CRAS. “A missão do Cria é não só proporcionar uma primeira infância com qualidade, mas sim, buscar cada vez mais reduzir os índices de desigualdade social em nossa cidade e também no estado de Alagoas. Através do cronograma estabelecido para os novos cadastros, iremos tirar todas as dúvidas da população”.

A primeira-dama do município, Renata Freitas, reforçou que o programa social vem proporcionar, estruturação e o suporte necessário para as famílias, neste momento da primeira infância. “O Cria traz para as famílias, a estruturação e o suporte necessário para primeira infância, contribuindo no desenvolvimento dessas crianças, com apoio não apenas social, mas também, na saúde e educação. A importância desse momento hoje, não é somente de entregarmos o cartão, mas de realizarmos um trabalho contínuo de assistência e atenção à essas famílias”, pontuou.

O prefeito Neno Freitas agradeceu e parabenizou o Governo do Estado pelo programa social, e destacou a importância do auxílio na vida das famílias que serão beneficiadas. “Agradeço e parabenizo o governador Renan Filho e a coordenadora estadual, Renata Calheiros, por esta importante iniciativa. Estamos atravessando um momento muito difícil no nosso município; e a chegada do Cria vai proporcionar a essas famílias um auxílio importante para o seu sustento, contribuindo também para o desenvolvimento das crianças; e até mesmo, para o aquecimento da economia local”, disse.

Quem pode ter acesso?

Para ingressar no cadastro do Sistema do Criança Alagoana (CRIA) e receber o benefício, as famílias precisam estar enquadradas nos critérios estabelecidos pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). Todas as gestantes e famílias com crianças de até 6 anos de idade, que vivem em pobreza ou extrema pobreza podem solicitar o recurso, mas precisam estar inscritas no CADÚNICO - Cadastro Único.

Para mais informações, as famílias devem procurar a Secretaria de Assistência Social ou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS):

- A partir de 01/02: cadastro de criança com síndrome congênita do Zika Vírus
- A partir de 05/02: cadastro de gestantes
- A partir de 01/04: cadastro de crianças até 2 anos de idade
- A partir de 01/05: cadastro de criança até 5 anos de idade

Todas as gestantes e mamães alagoanas com criança até 5 anos receberão o seu Cartão Cria! E o dinheiro chegará na sua conta até a criança completar 6 anos de idade!

Nao vá ao Cras antes dessas datas! Aguarde a sua vez!