Números comparativos entre os anos de 2016 e 2017 mostram melhora significativa na saúde pública do município

Mais de 95 mil atendimentos ao público foram realizados pelas Unidades Básicas de Saúde – UBS em Branquinha. Os dados são do DATASUS, do Ministério da Saúde. De acordo com o levantamento feito pela prefeitura, o município avançou em todos os itens pesquisados. As informações são comparativas entre os anos de dois mil e dezesseis e dois mil e dezessete, onde em todos os quesitos houve avanço significativo.

Em relação às consultas com profissionais de Nível Superior, de acordo com o gráfico, houve um aumento de 698 pessoas. As visitas domiciliares realizadas pelos PSFs, em comparação aos anos citados teve um salto. Foram 7.037 pessoas assistidas. Já as administrações de medicamentos por pacientes, a diferença foi de 4.314. Cidadãos que realizaram aferições de pressão arterial nos postos de saúde ou em campanhas realizadas pela secretaria teve um aumento de 5.687 pacientes.

As ações também destacam a saúde bucal de idosos, adultos, jovens, adolescestes e crianças do município, onde as escovações coletivas dentais supervisionadas tiveram um aumento de 4.958, e as aplicações tópicas de flúor gel foram quase o dobro em comparação 2016 – 2017. 3.370 pessoas receberam esse tipo de atendimento.

O prefeito Jairinho Maia destaca que a melhora nos termos da atenção básica do município se deu ao avanço dos programas do seu governo e a capacitação dos profissionais que atuam na área. “Demos um avanço muito grande no nosso primeiro ano de gestão, isso mostra que podemos e vamos avançar ainda mais. É assim que se construí politicas públicas com ética e transparência”, completou o gestor.

 
Outras ações

Campanhas educativas fora dos postos de saúde, aquisição de novas ambulâncias por meio de apoios com a bancada federal em Brasília, inauguração do Posto de Saúde Francisco José da Silva – referência no atendimento 24 horas do município, estoque de medicamento na farmácia municipal, palestras de prevenção e acidentes domésticos e campanhas contra doenças graves, são alguns dos fatores que contribuíram para o crescimento do atendimento da saúde aos branquinhenses.

Data de publicação: 24/01/2018

Créditos: Gustavo Corado / Ascom Branquinha

Créditos das Fotos: Reprodução: pixabay.com

Compartilhe!