Prefeitura inicia programação dos 61 anos de emancipação política

Por Assessoria - publicado em 17 de Maio de 2023 às 19:58:05

A Prefeitura iniciou, nesta quarta-feira (17), a programação especial em comemoração aos 61 anos de Emancipação Política. O prefeito Neno Freitas, acompanhado do vice-prefeito, Renato Purificação; da primeira-dama, Renata Freitas; vereadores, secretários, servidores e população em geral, realizou inaugurações e entregas de obras estruturantes para assegurar mais desenvolvimento para o município e as melhorias nos serviços ofertados aos branquinhenses.

No início da manhã, o gestor esteve na sede do Assentamento Eldorado dos Carajás para entregar 70 mil alevinos da espécie tilápia, a 140 famílias que vivem da agricultura familiar. A Secretaria de Agricultura tem cumprido um cronograma e a iniciativa já garantiu renda extra aos beneficiados, como por exemplo, a comercialização dos peixes na última Semana Santa.

Em seguida, a comitiva dirigiu-se à Praça José Gomes de Freitas no centro da cidade, para prestigiar a reinauguração do equipamento de lazer e convivência; e também da orla, que foram reconstruídos em tempo recorde após ficarem completamente destruídos, devido à enchente que afetou o município em 2022. Na oportunidade, Neno Freitas também entregou mais de 300 novos fardamentos aos servidores da limpeza urbana; da Infraestrutura; vigilantes; motoristas da área administrativa e do trabalho no campo; realizou o plantio de uma nova árvore no lugar da ‘histórica árvore central’ que tombou no último mês de fevereiro; e assinou duas ordens de serviços, onde autorizou a drenagem em ruas e a pavimentação em paralelepípedo do acesso ao Assentamento Eldorado dos Carajás; e a reestruturação da Escola Diógenes Batista na mesma localidade.

O município também ganhou um Centro de Inovação e Tecnologia. Sendo o primeiro do interior alagoano, o espaço foi criado para trabalhar a formação continuada dos professores com foco inovador e tecnológico, bem como, para uso pedagógico dos alunos. Moderno e interativo, o Centro conta com móveis flexíveis, cortadora a laser, equipamentos de programação e robótica, 10 notebooks com impressora, além de uma impressora 3D. Na oportunidade, também foram entregues dois novos ônibus escolares, adquiridos com recursos próprios.

Em continuidade à programação, o gestor e o secretário de Saúde, Renato Purificação, reinauguraram o Pronto Atendimento no centro da cidade, que retoma os atendimentos em urgência e emergência com funcionamento 24h, em todos os dias da semana. A unidade também foi totalmente destruída pela enchente do ano passado e recebeu uma grande reforma, além de ganhar novos espaços como: salas de fisioterapeuta e psicólogo; de triagem, curativos e farmácia.

A sede do Conselho Tutelar também passou por reforma e foi entregue durante a programação desta quarta-feira. Com novo mobiliário, geladeira, fogão, microondas e eletrodomésticos, o local está pronto para acolher e realizar o brilhante trabalho dos Conselheiros na defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes branquinhenses.

Finalizando o dia de programação, a Assistência Social inaugurou um auditório com capacidade para 120 pessoas, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O espaço que leva o nome da sra. Maria Dolores Silva de Araújo, popularmente conhecida como Dona Dolores; também conta com acessibilidade, banheiro, e é totalmente climatizado.

“Estamos celebrando dias importantes e históricos para a nossa cidade. Depois de passarmos por momentos tão tristes, com a enchente e a destruição de grande parte da nossa cidade em 2022, erguemos nossas cabeças mais uma vez, e com compromisso e responsabilidade, menos de um ano depois, estamos devolvendo aos branquinhenses os prédios e espaços públicos ainda melhores e mais modernos; além de novos investimentos. Celebrar a história e olhar para o futuro, é com esse pensamento e com muita fé, que seguiremos trabalhando incansavelmente por dias melhores para todos”, ressaltou o prefeito Neno Freitas.