Branquinha recebe Prêmio IGM-CFA de Governança Municipal

Por Assessoria - publicado em 18 de Março de 2024 às 12:50:02

Nesta segunda-feira (18), em Maceió, o prefeito de Branquinha, Neno Freitas, recebeu o Prêmio IGM-CFA de Governança Municipal. Promovido pelo Conselho Regional de Administração de Alagoas, o município está entre os sete agraciados e foi destaque no Grupo 2 por sua performance sobre as dimensões da governança pública, e em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho.

Na solenidade que aconteceu durante o Fórum Alagoano de Gestão Pública, o prefeito destacou a importância do reconhecimento. “Uma das prioridades do nosso mandato é garantir aos branquinhenses mais qualidade de vida e desenvolvimento; e esse reconhecimento público através da premiação, fortalece o nosso trabalho, sempre comprometido com a eficiência e a transparência na administração pública. Divido essa conquista com todos que integram a nossa gestão”, disse Neno Freitas.

IGM - CFA

O Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) foi criado com o intuito de auxiliar os gestores públicos a entender, por meio de dados consolidados, quais são as oportunidades de melhorias em seu município.

O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três
dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Foi elaborado a partir de dados secundários, e considera áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, saneamento e meio ambiente, transparência, segurança pública, entre outras.

A partir da construção de extenso banco de dados municipais, que foram extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS, realizou-se priorização de indicadores e variáveis e, em seguida, por meio de tratamento estatístico, foi possível gerar um resultado para cada dimensão e para o índice.