62 anos de história: Prefeitura encerra programação de emancipação

Por Assessoria - publicado em 20 de Maio de 2024 às 06:48:54

No último sábado (18) - dia em que a cidade celebra os 62 anos de emancipação política, a Prefeitura de Branquinha finalizou a programação com solenidade de hasteamento das bandeiras, celebração da missa em ação de graças e o tradicional desfile cívico da rede municipal, com apresentação de bandas fanfarras de Murici, União dos Palmares, Ibateguara, Pilar e Santana do Mundaú; a banda São Sebastião - que é do município, encerrou o evento com chave de ouro. Na oportunidade, também teve apresentação da nova Banda Afro, criada com o objetivo de fortalecer as raízes e a cultura local e a ala do Grupo de Bombeiros Civis.

O prefeito Neno Freitas; a primeira-dama, Renata Freitas; o vice-prefeito, Renato Purificação, secretários e vereadores, iniciaram o último dia de programação na orla da cidade, com hasteamento das bandeiras. Em seguida, a comitiva dirigiu-se à Igreja Matriz para celebração da missa em ação de graças realizada pelo padre José Maurício.

No Platô III, centenas de alunos das escolas municipais participaram do desfile cívico com o tema ‘Diversidade étnico cultural: inclusão e equidade na Educação’. Com muitas fantasias representando a diversidade cultural do país, alas destacando as características brasileiras, e muitas cores, durante todo o percurso, os estudantes, professores e servidores da Educação deram um show de carisma e criatividade.

Para fortalecer a cultura afro-brasileira, um dos pilares mais significativos da identidade e história do Brasil, a gestão também lançou a nova Banda Afro. Com 24 integrantes que fazem parte da rede municipal de ensino, esta é a primeira banda da região da zona da mata, berço de personagens importantes da cultura afro e do país, como Zumbi dos Palmares e a princesa Dandara. Em uma viagem entre estilos, ritmos, dança e belíssimos figurinos, a iniciativa integra a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

Já a Banda Fanfarra São Sebastião, finalizou o desfile com chave de ouro. Mesmo em meio à chuva, os 120 integrantes - entre balizas e músicos, fizeram bonito e contagiaram o público com uma apresentação belíssima com direito a pirotecnia, novos figurinos e um animado repertório.

“Com as bençãos de São Sebastião, encerramos mais uma programação de emancipação. Foram dias muito festivos, de entrega de obras e serviços aos branquinhenses, shows, solenidade cívica, missa e desfile. Nos últimos anos, trabalhamos para construir uma cidade que cresce para todos e não tenho dúvidas que o sentimento de cada um é de gratidão e alegria por testemunhar nosso município avançando cada vez mais. Agradeço a todos que participaram, prestigiaram e cuidaram para que tudo fosse tão organizado. Festejamos nosso aniversário à altura do que Branquinha merece”, finalizou o prefeito Neno Freitas.

Também prestigiaram a programação o presidente da Câmara, Robinho do Bar; os vereadores Rei, Costa, Baía, Frank Eloi, Françuar, Dedé Melo, Novinho e Fabiano; e o prefeito de Santana do Mundaú, Arthur Freitas.