Imprensa

Noticias

Criança Alfabetizada: 9º município que mais alfabetiza em Alagoas

Por Assessoria - publicado em 06 de Junho de 2024 às 07:25:20

 


Na última terça (28), o Ministério da Educação e Cultura (MEC), divulgou o ranking de alfabetização dos alunos até o final do 2º ano do ensino fundamental e a recuperação das aprendizagens das crianças dos 3º, 4º e 5º anos afetadas pela pandemia. O indicador aponta que 76,4% das crianças foram alfabetizadas na idade certa em 2023 em Branquinha; o que coloca o município na 9ª posição em Alagoas.


“Essa notícia nos deixa orgulhosos e muito felizes, pois atesta que o trabalho de recomposição e os desafios para alfabetizar nossas crianças pós pandemia, vem surtindo o resultado esperado. Com intervenções pedagógicas assertivas e investimentos permanentes, seja na parte estrutural das unidades, a aquisição de novos mobiliários e equipamentos, como também na valorização dos nossos profissionais, estamos acelerando o processo de desenvolvimento e assegurando que Branquinha seja referência dentro e fora do estado. Em pouco mais de três anos, os avanços são visíveis e esse resultado positivo nos impõe uma responsabilidade ainda maior de nos manter no patamar de excelência que nossos estudantes merecem”, comemorou o prefeito Neno Freitas.


_Criança Alfabetizada_

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada busca, em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, garantir que 100% das crianças do 2º ano do ensino fundamental saibam ler e escrever.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o índice foi calculado a partir dos dados apurados pelas avaliações aplicadas pelos estados em 2023, tendo contado com a participação de 85% dos alunos das redes públicas brasileiras.

Notícias relacionadas